Palestra com Erika Palomino

Jornalista e consultora de moda, Erika Palomino abriu o GoFashion Outono/Inverno 2013 com a palestra: A Importância do Novo Trends. Profissional que há mais de duas décadas não passa despercebida no mundo da moda, a editora chefe do São Paulo Fashion Week Journal falou em sua palestra sobre a importância do novo no universo da moda, do design e da contemporaneidade, como identificar o novo, as ferramentas para a pesquisa, para onde olhar e o valor da criação autoral nos dias de hoje.

Se auto intitulando como “novidadeira”, Erika disse que não se considera uma editora de moda, porque gosta do novo, e que a criação autoral é um passo muito importante na moda. “É preciso entender as tendências para se descobrir o poder do novo”, disse ela.

Mas o que é moda? De acordo com a consultora de moda, o conceito de moda como temos hoje não é universal, apareceu no início das vidas nas cidades, os plebeus queriam se vestir como os burgueses, assim como acontece hoje, ou seja, nada mudou, apenas evoluiu. A moda é um sistema que acompanha o tempo e o momento, serve como reflexo da sociedade ou de um grupo.

Palomino ressaltou que o novo, o aqui e agora não vem de hoje. Moda é muito mais que a roupa, é comportamento (como as coisas acontecem) é atitude, tem que ter percepção para o novo. A moda está em tudo, no punk, no surf, no skatista, na música, nos palcos, nas ruas. “Ser simples também é moda, não há necessidade de se montar”, enfatizou Erika aos participantes da palestra.

Erika apresentou alguns estilistas que são considerados como ANTENAS para o mundo da moda: Miuccia Prada, Marc Jacobs, Alexandre Herchcovitch e Pedro Lourenço. Mostrou alguns cases: Denim  (O novo espírito é democrático, mas com muita sofisticação. Moda se mistura com decoração); La Vie est Douc (Tecido Lavado, Chá da Tarde); Nature ( Natureza, neutros, naturais são considerados macrotendência).

Mas onde encontrar o novo? De acordo com Palomino nas artes plásticas, na música, no cinema, no comportamento das pessoas e nas variações climáticas, na internet, nas matérias-primas e seus diferentes deslocamentos. “O novo não é ultra novo, pode estar no passado, na sua frente e você não ver, pode ser uma recriação, ter cara de novo, tecido diferente, mas é apenas algo moldado” finalizou Erika Palomino.

Antes de começar sua palestra, Erika elogiou o incentivo e a energia positiva concedidos pelo poder público e privado do Estado para a realização da segunda edição GoFashion.

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